Notícias
Inovação tecnológica no monitoramento Florestal
Inovação tecnológica no monitoramento Florestal

As tecnologias de produção, manejo e planejamento florestal, já fazem parte do dia-a-dia dos gestores florestais. 

Conheça alguns dos benefícios que as tecnologias florestais podem proporcionar aos produtores e gestores florestais, direta ou indiretamente:

 

- Aumento da produção por ganho de produtividade.

- Redução dos riscos de incêndios (torres de monitoramento 24 horas);

- Diminuição dos impactos ambientais nos ecossistemas;

- Aumento da segurança dos funcionários e dos processos através de tecnologias confiáveis que reduzem a probabilidade falhas e erros;

- Aumento da eficiência sem a necessidade de maiores gastos para mantê-la;

 

Uso de Drone no monitoramento e mapeamento Ambiental

Com a capacidade de coletar dados e imagens de alta resolução, a tecnologia do Drone é ideal para proporcionar uma visão do alto de forma fácil e ágil e o seu sobrevoo oferece uma visão ampla de lugares distantes e de difícil acesso. Essas pequenas máquinas vêm contribuindo para o meio ambiente, e sua atuação tem sido notada em combates a incêndio, pois a proximidade do fogo é bastante perigosa e difícil para humanos, e no monitoramento de populações de animais em situação de risco em locais de difícil acesso ou de alta periculosidade. Em certos casos, como no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia do Ministério da Defesa, por exemplo, algumas dessas atividades estão relacionadas à geração de dados, em tempo hábil, que deem suporte a instituições com atribuições legais de combate e fiscalização de crimes ambientais na Amazônia, tais como o desmatamento na flora de corte seletivo ou corte raso, mineração ilegal, campos de pouso ilegais, entre outros.

Câmeras de monitoramento 24 horas

Trata-se de um sistema de vídeo, com o objetivo de vistoriar os acontecimentos das áreas e identificar possíveis atividades e impactos ambientais que venham a agredir tanto de forma direta como indireta, proporcionando a não necessidade de pessoas em zonas de monitoramento, sobretudo de modo a reduzir riscos relacionados à segurança no trabalho.

As câmeras são instaladas em torres, distribuídas em pontos estratégicos dentro da área reflorestamento, possibilitando o controle remotamente, diretamente do  Desktop ou aparelho Mobile.

A PlantVerd desenvolveu a tecnologia de monitoramento 24 horas por vídeo em áreas de restauro florestal. Assim, em questão de minutos, colocamos em prática um plano de contingência para mitigar os impactos causados por incêndios, invasão de animais  domésticos e outros riscos. Além disso, é utilizado drones no processo de mapeamento e vistoria da área, com isso os projetos se tornam mais viáveis, por ser uma ferramenta muito útil para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da vegetação, reduzindo os custos com manutenções corretivas.

Cadastre-se receba nossas novidades, informativos e muito mais.